Projetos

Cursos oferecidos

Os cursos são gratuitos  estão à disposição dos moradores do Vidigal, também estamos em constante diálogo com a comunidade para atender a sua demanda por novos cursos e eventos.



Balé clássico: “Dançando para Educar”

Profª: Ani Carolini

Horário das turmas:

Segunda: 14h30min h às 15h30min
Quarta: 14h30min h às 15h30min
Sábado 8h às 9h
Sábado 9h: 15min às 10h: 15min

Local das aulas: Sala de aulas da Ong

Apresentação: As aulas de balé são ministradas por uma professora (voluntária) com qualificação em dança e moradora da comunidade do Vidigal. Essas aulas são frequentadas em sua maioria por meninas com idades entre 8 a 14 anos que estejam interessadas em conhecer ou seguir adiante, em outros espaços especializados, os estudos e conhecimentos em balé. As aulas são realizadas em uma sala que atende a necessidade básica para a sua realização contando com espelho e barra. O grupo realiza apresentações para a comunidade do Vidigal e entorno em diversos eventos que a Instituição realiza durante o ano (Dia Internacional da Mulher, Dia das Crianças, festa de enceramento das atividades e comemorações afins), e para realizarem essas apresentação as turmas receberam  doação de alguns adereços coloridos e brilhantes para embelezar a apresentação do grupo.

Objetivo: As aulas de balé têm como objetivo, apresentar às crianças da comunidade do Vidigal não só a graciosidade, beleza e leveza da dança, mas também, a disciplina e o compromisso com uma arte que necessita de dedicação. Sem um espaço como este, disponibilizado pelo Centro de Formação Profissional Alzira de Aleluia e possivelmente não teriam condições de experimentar essa vivencia em um grupo que não somente se propõe a despertar talentos, mas sim, enfatizar a cidadania e promover uma experiência social positiva.

Metodologia: as aulas têm início no horário proposto, atrasos e faltas devem ser informados e acompanhados pela professora e coordenação pedagógica para que este comportamento seja evitado. As alunas acompanham as aulas de acordo com a orientação da professora – realizando os passos propostos – que por sua vez corrige as posturas, movimentos bruscos ou lentos e orienta sobre a importância do compromisso com a atividade.



Oficina de Dança

Profº Marlon David

Horário das turmas:
Sábado 16h às 17h
Local das aulas: Sala de aulas da Ong


Apresentação: As aulas da oficina de dança têm como proposta estimular o trabalho corporal, além de ser um espaço de socialização para os jovens.

Objetivo: O objetivo desta atividade é trabalhar os diversos estilos musicais fazendo da dança um elemento de inclusão social.

Metodologia: O professor trabalha com diversos estilos musicais, pois respeita também as demandas dos alunos, assim a aula é desenvolvida também a partir do interesse dos alunos. O professor procura trabalhar não apenas a dança, mas inclui  temas transversais como: respeito, amizade e cooperação.



Inglês – Básico

Os professores são voluntários nativos da língua inglesa, nossos voluntários muita das vezes estão no Brasil em Intercâmbio em algum espaço de Ensino Superior como, por exemplo, a Puc-rio. 

Horário das turmas:

Terça: 10:00 às 11:00 - 14h às 15h  – 15h às 16h
Quinta: 10:00 às 11:00 - 14h às 15h – 15h às 16h

Local das aulas: as aulas ocorrem nas dependências da ONG

Apresentação: O curso de de Inglês é ministrado por professores voluntários nativos da língua Inglesa e estão em situação de Intercâmbio cultural ou turismo no Brasil. Essas aulas são organizadas de acordo com a idade e o nivelamento dos alunos na língua, pois muitos já frequentam as aulas há alguns períodos e estão em nível mais elevado.
Objetivo: Atender as demandas do mercado de trabalho por qualificação dos profissionais que buscam por uma oportunidade de emprego e também atender as crianças e jovens que desejam aprender uma segunda língua, ampliando seu repertorio básico de Inglês.

Metodologia: Os professores, juntamente com a supervisão de uma Pedagoga, são orientados sobre a didática a ser utilizada nas atividades em aula. Muitos optam por fazer uso de apostilas, o que permite o melhor acompanhamento das aulas pelos alunos e facilita a continuidade das aulas, caso ocorra mudança de professores devido à finalização de seu curso no Brasil e este tenha que retornar ao seu país de origem.



Inglês Conversação

Este curso tem como proposta aprimorar a pronuncia. È voltado para alunos que já fala o inglês em diversos níveis e que desejam aprimorar seu vocabulário.

Horário da turma:

Sábado: 16:00 às 17:00

Local das aulas: as aulas ocorrem nas dependências da ONG

Apresentação: O professor é um brasileiro que morou por mais de 30 anos nos Estados Unidos. Desta forma, compartilha com os alunos sua experiência de vida motivando os alunos a aprimorarem sua pronuncia.

Objetivo: Atender as demandas do mercado de trabalho por qualificação dos profissionais que buscam por uma oportunidade de emprego.

Metodologia: O professor utiliza diversos canais de comunicação para fazer a integração entre os alunos entre eles estão: textos, revistas e rodas de conversa.



Espanhol - Básico
Profª: Julia Bracelis e Vanessa Monteiro

Horário das Turmas:

Segunda: 10h às 11h

Terça: 13h às 14h

Quarta: 10h às 11h

Quinta: 15h às 16h


Apresentação: O curso de Espanhol é ministrado por uma professora Argentina, que está morando no Brasil. Essas aulas são organizadas de acordo com a idade e o nivelamento dos alunos na língua, pois muitos já freqüentam as aulas há alguns períodos e estão em nível mais elevado.

Metodologia: A professora, juntamente com a supervisão da Pedagoga, é orientada sobre as atividades que serão realizadas em aula. Em suas aulas são utilizadas uma apostila, o que permite o melhor acompanhamento das aulas pelos alunos e facilita a continuidade das aulas.

Objetivo: Atender as demandas do mercado de trabalho por qualificação dos profissionais que buscam uma oportunidade de emprego e também atender as crianças e jovens que desejam aprender uma segunda língua, ampliando seu repertorio básico em Espanhol.



Francês - Básico

Profª: Eglantine Leblond
Horário das Turmas:

Segunda feira: 10:00 às 11:00
                      14:00 às 16:00

Apresentação: O curso de  Francês é ministrado por uma professora nativa da França, e está atualmente no Brasil como estudante de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Essas aulas são organizadas de acordo com a idade.

Metodologia: A professora, juntamente com a supervisão da Pedagoga, é orientada no desenvolvimento de atividades voltadas para os alunos em aula. Em suas aulas são utilizadas apostilas, o que permite o melhor acompanhamento das aulas pelos alunos e facilita a continuidade das aulas.

Objetivo: Atender as demandas do mercado de trabalho por qualificação dos profissionais que buscam uma oportunidade de emprego e também atender as crianças e jovens que desejam aprender uma segunda língua, ampliando seu repertório básico em francês.



Reforço  escolares.
Profª: Regina,

Horário das Turmas:
Sábado: 9h às 11h

Apresentação: As aulas de reforço das disciplinas escolares (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) atende crianças e adolescentes da comunidade que apresentam dúvidas quanto às disciplinas de Matemática e Português. Os professores se dispõem a ensinar e informar a forma correta de resolver os exercícios e como continuar a trajetória escolar sem o medo de tentar, errar para depois acertar.
Metodologia: Nestas aulas os professores orientam seus trabalhos a partir da necessidade individual de cada sujeito e os auxilia com explicações e orientações de como devem proceder para aprender a disciplina sem ter medo de demonstrar suas falhas. Acima de tudo, os professores se baseiam a partir do conhecimento prévio do aluno e assim realizam uma caminhada junto com o aluno para que as dúvidas sejam sanadas.

Objetivo: Esta oficina tem como objetivo auxiliar os alunos quanto às suas dúvidas sobre as disciplinas escolares e também transmitir a esses sujeitos conhecimentos básicos para realizarem os exercícios, diminuindo assim o medo de errar que muitas vezes  os impedem de tentar, e assim, aprender a partir dessas tentativas.


Curso Preparatório
Profª: Camila, Carolina e Edilson
Horário das Turmas:
Sábado: 13h às 16h 

Apresentação: As aulas do curso preparatório são destinadas a alunos que desejam fazer ensino médico técnico. Assim, preparamos nossos alunos focando em matérias chaves como: português, matemática e redação.
Metodologia: Nestas aulas os professores orientam seus trabalhos a partir da necessidade dos alunos. Além disso, trazem provas e exercícios dos anos anteriores dos CAPES, FAETEC e Colégio Pedro II, para que assim os alunos tenham a possibilidade de treinar para as provas.
Objetivo: Esta oficina nasceu a partir da demanda dos alunos que chegavam à instituição procurando este tipo de orientação. Assim, este curso foi pensado e programado para que esses alunos pudessem ter acesso a um curso de ensino médio técnico.



Curso Cuidador de Idosos
Profª: Josete Marques
Horário das Turmas:
Sexta: 9h às 12h 

Apresentação: As aulas do curso preparatório são destinadas a pessoas que desejam se capacitar para cuidar de pessoas idosas. Assim, existe todo um preparo para que essas pessoas saiam habilitadas para trabalharem como cuidadoras.
 Metodologia: Nestas aulas a professora trabalha tanto os conceitos teóricos como também aulas práticas, pois esta é que dará o respaldo para que a pessoa se torne um bom profissional.
Objetivo: Este curso visa qualificar pessoas que desejam trabalhar como cuidadoras de idosos para ingressarem no mercado de trabalho e também pessoas que precisam



Curso de informática (está em processo de elaboração)

Profº: Voluntários

Apresentação: Em 2005 com o apoio do Banco do Brasil através do projeto BBEducar foi desenvolvido o Telecentro Educar.com que permitiu à Organização Social oferecer cursos de Informática, além do acesso ilimitado à Internet para pesquisas, trabalhos escolares, participação em redes sociais etc.

Metodologia: Para a realização das aulas são utilizados computadores ligados à internet, apostila e de acordo com a necessidade de atendimento, dos alunos por computador.

Objetivo: Trabalhar a socialização de crianças e adolescentes por meio de desenvolvimento do uso das tecnologias da informação através dos cursos de Informática.
Buscar ampliar o conhecimento educacional e cultural de adultos e adolescentes em que também será enfatizada a sua capacitação profissional.



Projeto de Leitura
Apresentação: A leitura é um componente importante para a formação de um cidadão crítico, gerando autonomia, participação política, social e auxiliando, além disso, em um melhor aproveitamento escolar.  Sendo assim, promover espaços que formem leitores com essas qualidades deve ser um compromisso do Centro de Formação Profissional Alzira de Aleluia que sempre buscou fundar seu atendimento na formação de cidadãos com o objetivo de agregar melhorias na comunidade do Vidigal.

Metodologia:
·         Contação de histórias;
·         Empréstimo de livros (depois de algum tempo de trabalho de conscientização e compreensão do compromisso com o material em empréstimo);
·         Leitura de contos;
·         Produção de material a partir de uma historia com exposição do material confeccionado;
·         Reescrita de histórias;
·         Acompanhamento da leitura realizada pelo aluno a partir de conversas informais.

Objetivo:
  • Formar leitores a partir de uma visão social, crítica e histórica da sociedade atual;
  • Promover um espaço de leitura com acessibilidade para os freqüentadores da ONG;
  • Criar um espaço que reúna as pessoas;
  • Formar laços para o fortalecimento institucional da ONG em relação à família.


Projeto de Tênis em parceria com o Hotel Sheraton
Apresentação: O Projeto Open- Rio Vidigal de Tênis visa a inclusão social e tem por objetivo criar oportunidades de formação profissional como: rebatedores de bola, professores de tênis e tenistas profissionais.
Acreditamos que os benefícios para a sociedade são extremamente significativos, está alinhado com a crescente importância do papel que os indivíduos podem exercer como agentes ativos do desenvolvimento das comunidades e na construção da cidadania.

Objetivo Geral:
Proporcionar o desenvolvimento social, físico, educacional, e emocional de crianças e adolescentes em situação de risco social, favorecendo a formação de cidadãos com capacidade crítica por meio do esporte para a nossa sociedade.

Objetivo Específico:

Integrar 20 crianças e adolescentes em seu núcleo familiar por meio do desenvolvimento do projeto;
• Contribuir para inserção no mercado de trabalho e geração de renda;
• Promover o desenvolvimento comunitário.



Parceria com as escolas: A instituição realiza acompanhamento das notas dos alunos que estão matriculados nas seguintes escolas localizadas na comunidade do Vidigal:

- Escola Municipal Almirante Tamandaré
- Escola Municipal Djalma Maranhão
- Escola Stela Maris
 
A parceria existente com as escolas é fundamental, pois é desta que muitos alunos chegam à instituição encaminhados pela escola.



Reunião com grupo da Terceira Idade: realizamos em nossas dependências quinzenalmente uma reunião de grupo onde buscamos aprimorar um espaço de conversa, debates e troca de informações.



Grupo teen: Grupo de adolescentes formado por alunos da instituição, cujo principal objetivo é debater assuntos da atualidade entre eles: preconceito, racismo, pedofilia e demais temais da atualidade. A pessoa responsável pela coordenação do grupo é a psicóloga da organização.



Oficina de música: Grupo formado por crianças e adolescentes que desejam aprender a tocar algum instrumento musical. Essa oficina é ministrada por um voluntário que ensina diversos instrumentos: violão, bateria, guitarra e outros.



Projeto Esportivo: Esta aula é ministrada por um professor de Educação Física que ensina crianças e adolescentes a praticarem um esporte, no momento o esporte são: futebol e volei.



Doação de frutas e legumes: A partir da parceria com o CEASA,uma iniciativa do Governo Federal, recebemos quinzenalmente doação de frutas e legumes, na qual distribuímos para todos os alunos, voluntários e comunidade.



Artesãs do Vidigal: Este grupo surgiu a partir de uma parceria entre as bordadeiras do grupo (Matizes Dumond) que financiadas pelo Banco do Brasil ofereceram um curso de capacitação para quem tivesse o interesse em aprender a bordar. Após esse curso outros foram se formando entre eles uma oficina de artesanato permanente. A partir deste grupo se formou na instituição um grupo de bordado, cujo principal objetivo é promover a geração de renda para essas mulheres de baixa renda.

Quadro de atividades

Atividades
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Manhã
Espanhol
Inglês
Espanhol
Espanhol
Cuidador de Idosos
Reforço Escolar
Manhã
Francês
    X
 Projeto Esportivo
X
  Projeto Esportivo
Balé
Tarde
Francês
Inglês
Balé
Inglês
  Oficina de música
Preparatório
Tarde
Artesãs Vidigal
  X
  Projeto Esportivo
Inglês
Projeto Esportivo
Grupo teen
Tarde
  Projeto Esportivo
Espanhol
  X
 X
  X
Oficina de dança
Tarde
  X
  X
   X
 X
   X
Inglês conversação